Carregando...

Ação de Agosto Lilás é Sucesso na CODEBA e em Aratu

26 Ago 2025 15:45
Ação de Agosto Lilás é Sucesso na CODEBA e em Aratu

O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/2006), em seu Artigo 7º, estabelece cinco formas de violência que precisam ser conhecidas para que possam ser prevenidas e combatidas:

  • Violência Física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher, como empurrões, agressões, estrangulamento, queimaduras, cortes e mutilações.

  • Violência Psicológica: ações que causem dano emocional e prejudiquem a autoestima, como ameaças, humilhações, chantagens, críticas constantes, isolamento e controle sobre a vida pessoal e profissional.

  • Violência Sexual: ocorre quando a mulher é constrangida a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, ou quando é impedida de decidir sobre anticoncepção e maternidade.

  • Violência Patrimonial: caracterizada pela retenção, subtração ou destruição de bens e documentos, além do controle indevido de recursos financeiros.

  • Violência Moral: acontece quando a mulher sofre difamação, calúnia, injúria ou exposição de sua vida íntima, inclusive em redes sociais.

    Ogmosa, em parceria com a Associação Mulheres e Portos, promoveu três dias de aprendizado e reflexão com foco no Agosto Lilás. De forma itinerante, as ações passaram pelos auditórios da CODEBA, em Salvador e Aratu, além de contar com uma intervenção no DDS Operacional.

    A programação também esteve presente durante o treinamento da NR-35, levando informação e conscientização diretamente aos trabalhadores portuários avulsos (TPAs), reforçando a importância do tema em todos os espaços de atuação.

    A ação, marcada pela emoção e pelo engajamento, também foi realizada no Porto de Aratu, no dia 19 de agosto, reforçando o compromisso da OGMOSA em promover conscientização e contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência.

    Para quem não pôde estar presente, o evento foi transmitido ao vivo pelo Instagram da OGMOSA: @ogmosa.ogmosa