O XII Seminário de Logística do Tecon Salvador aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, no Trapiche Barnabé, na capital baiana, e reuniu gestores, especialistas e representantes das principais empresas do setor logístico para discutir o futuro da cadeia de suprimentos no Brasil.
Com o tema “Gente que move o Brasil: desenvolver talentos, impulsionar oportunidades”, o evento destacou a dimensão humana como propulsora de resultados e inovação. Durante os dois dias de programação, palestrantes e convidados debateram tendências em gestão de talentos, cultura organizacional, formação de equipes e os desafios da liderança em ambientes dinâmicos e altamente competitivos.
Promovido pelo Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, o seminário contou com inscrições gratuitas e foi aberto para lideranças empresariais e para a comunidade acadêmica, fortalecendo o diálogo entre profissionais experientes e novos talentos da área.
O OGMOSA esteve presente no evento com representantes do setor de Logística, reforçando o comprometimento da gestão em acompanhar tendências e oportunidades que fortaleçam o desenvolvimento do setor portuário.
Para Rodrigo Mendonça, líder do setor de Logística do OGMOSA, estar presente em espaços como este é essencial para manter a competitividade e ampliar a visão estratégica da operação.
"Para mim é muito bom dar essa esticadinha depois do turno do trabalho, estar perto de pessoas que estão pensando e repensando os movimentos dentro do setor da logística. Para nós do OGMOSA, é extremamente importante que se tenha processos muito bem definidos e amarrados, ao mesmo tempo que flexíveis, dada a natureza do nosso trabalho. O porto, embora não pare, é sazonal, e visitar cases de sucesso, ouvir sobre as tendências de mercado, importar para nós o conhecimento que já existe por aí afora, além de ter a oportunidade, claro, de mostrar um pouco do que fazemos que é muito bem amarrado, complexo, cheio de camadas e que fazemos muito bem há anos, com essa equipe esforçada, dedicada e que, principalmente, não se limita, pensa fora da caixa. O evento foi maravilhoso" — Rodrigo Mendonça, líder de Logística do OGMOSA.
Além de Rodrigo, as colaboradoras Priscila Gusmão e Luciene Oliveira também participaram do seminário. Ambas destacaram a experiência como enriquecedora e transformadora, especialmente pelo enfoque dado à valorização das pessoas.
Segundo elas, foi evidente como o mercado tem caminhado para reconhecer que o desempenho está diretamente ligado ao investimento nas pessoas — no desenvolvimento de lideranças, no apoio ao crescimento profissional e na construção de ambientes seguros e motivadores.
“Ficou claro que a logística vai muito além de processos. Existe um elo humano que impulsiona tudo. Investir em pessoas é investir em resultado, e sem deixar os ganhos, lucros e resultados de lado”, relataram.
O XII Seminário de Logística reforçou uma tendência que vem ganhando força no setor: a logística não é movida apenas por máquinas, tecnologia e indicadores — é movida por gente.
Ao acompanhar debates estratégicos e cases de sucesso, a equipe do OGMOSA retorna com novos aprendizados e insights que contribuem para o contínuo aprimoramento das operações no ambiente portuário.