Na manhã desta quarta-feira (22/10), o OGMOSA foi destaque na programação da 4ª Semana Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho Portuário (SENASSTP), promovida pela Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP). A instituição sediou uma série de lives transmitidas diretamente de Salvador, em formato dinâmico e interativo com a central da FENOP em Brasília, reforçando o compromisso do setor com a disseminação de boas práticas em saúde e segurança no ambiente portuário.
Durante toda a manhã, o evento contou com um bate e volta ao vivo entre os estúdios de Salvador e Brasília, sob a condução do Coordenador do Comitê de Segurança da FENOP, Hemerson Braga, que mediava as discussões e promovia a troca de experiências entre os convidados locais e o público nacional.
As transmissões realizadas no OGMOSA reuniram profissionais de diferentes áreas do setor portuário, em um diálogo rico e inspirador. Participaram das discussões Ana Carolina Alencar, Engenheira Ambiental do TECON Salvador, do grupo Wilson Sons; Geisa Melo, Coordenadora Administrativa e Financeira do OGMOSA e Coordenadora dos Programas TPA É MASSA! e Acolher; Cleidson Santana, Coordenador do SESSTP do OGMOSA e idealizador do TPA É MASSA!; e Raiane Sá, Engenheira de Segurança do Trabalho da BNL.
Durante sua fala, Geisa Melo apresentou os dois programas de destaque conduzidos pelo OGMOSA. O TPA É MASSA!, que está em seu terceiro ano de execução, é um programa pioneiro de incentivo ao bom comportamento e ao trabalho seguro no ambiente portuário. Ele funciona com um sistema de pontuação positiva ? em que todos os trabalhadores começam com a nota máxima ? reforçando a ideia de que o reconhecimento e o estímulo constroem ambientes mais seguros e colaborativos.
Já o Programa Acolher é uma iniciativa recente voltada à saúde mental e ao autocuidado dos trabalhadores. O projeto já conta com um canal gratuito de acolhimento 24 horas (via 0800) e uma parceria com o núcleo de Psicologia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), onde estão sendo organizados grupos terapêuticos abertos aos interessados. A proposta reafirma o olhar humano e preventivo do OGMOSA sobre o bem-estar de sua equipe.
O coordenador do SESSTP, Cleidson Santana, apresentou um panorama das operações realizadas com os trabalhadores do OGMOSA, destacando medidas de segurança, práticas inovadoras e cases de sucesso na área. Entre os exemplos apresentados, um dos pontos altos foi o uso do trava-quedas retrátil, tecnologia que representa mais uma camada de proteção e movimento às operações portuárias, consolidando o OGMOSA como referência em segurança e inovação.
Com o tema ?A importância das relações humanas e da comunicação?, a 4ª SENASSTP tem promovido reflexões sobre a valorização das pessoas, o diálogo entre equipes e a criação de ambientes de trabalho mais colaborativos e seguros. As lives destacaram iniciativas locais que têm contribuído para fortalecer a cultura de segurança e o cuidado com os trabalhadores portuários.
A SENASSTP 2025 segue até sexta-feira, com uma programação nacional repleta de painéis, entrevistas e debates transmitidos pelo canal da FENOP no YouTube. A cada edição, o evento reafirma seu papel como um importante espaço de integração, aprendizado e valorização das relações humanas no setor portuário.
O OGMOSA segue apoiando iniciativas que valorizam o cuidado, o respeito e o fortalecimento das relações no ambiente portuário.